quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Ata da Reunião com a Secretaria de Obras e o DER


Aos dezenove dias do mês de setembro do ano de dois mil e treze, reuniram-se no auditório da Escola Atual,  moradores de Águas Claras, convidados a participarem de uma audiência com o Senhor Aires Cerchi Soares, Subsecretário de Controle Estratégico da Secretaria de Obras, Senhor Murilo Melo Santos, Superintendente de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem- DER-DF e o Senhor Robinson Ferreira Cardoso, Diretor de Serviços da Administração Regional de Águas Claras. A pauta, pré-estabelecida, de acordo com a convocação, visava tratar das propostas e alternativas para melhorar os acessos e saídas de Águas Claras via EPTG, bem como perspectivas de construção da Via Interbairros. Dirigindo os trabalhos, o Presidente da ASMAV, senhor José Júlio de Oliveira, apresentou as autoridades, agradecendo-os pela disposição em comparecer a presente reunião para ouvir a comunidade. Com a palavra o Sr. Murilo agradeceu ao convite, elogiou a iniciativa e disse que estava muito a vontade na reunião, considerando que também é morador da cidade e sofre diariamente com o caos no trânsito. Mesmo ciente da limitação dos recursos para obras de grande vulto, entende que a comunidade unida pode reverter as prioridades governamentais. Ressaltou que estava na reunião, principalmente, para colher as impressões dos moradores sobre o tema. O Sr. Robinson também agradeceu ao convite e elogiou a iniciativa, esclarecendo que a administração Regional está atenta às demandas da comunidade. O Sr. Aires Soares também elogiou a iniciativa e disse que a Secretaria de Obras acompanha com muita atenção os problemas relativos ao trânsito na saída e entrada de Águas Claras. Salientou que existe projeto para corredor oeste, ou seja, a continuação das obras da EPTG após o viaduto da EPIA, o que impactará em toda a via. O Sr. Murilo informou que já existem projetos preliminares para um acesso direto para Águas Claras, exemplificando o viaduto Airton Sena. Informou ainda a incipiência dos projetos que esbarram na falta de recursos orçamentários e financeiros. Informou, também, sobre projeto executivo sobre a melhoria da via que liga o Park Way, passando sobre os trilhos do trem, via Lar dos Velhinhos. Explanou sobre a via Interbairros, lembrando que é uma obra muito grande e de grande impacto ambiental que ligará Samambaia à Asa Sul. Franqueada a palavra aos moradores, o Sr. Ivan iniciou questionando se existe uma comissão de moradores para acompanhar e opinar sobre os projetos preliminares, uma vez que a EPTG apresenta pontos conflitantes, tanto nas marginais como na via principal. Sugeriu o fechamento das marginais para ônibus. O Sr. Murilo asseverou que tem que considerar toda a coletividade e que as vias marginais fechadas prejudicariam os pedestres. O Sr. Nonato defendeu uma via saindo da Q 301, aproveitando a Rua Carnaúba margeando o Parque com acesso a EPTG, que são 1.500m de via aproximadamente aproveitando a estrada não pavimentada já existente em parte do local,  e que as propriedades atingidas ou serão particulares beneficiadas ou em concessão de uso do GDF. O Sr. Eduardo cobrou plano imediato para a resolução dos problemas na EPTG, questionando a passarela logo após a saída da EPVP, na EPTG,  cuja rampa toma parte da pista, ao passo que a mesma rampa poderia ser construída do outro lado da via. Lembrou, também, do estreitamento das pontes e viadutos ao longo da EPTG, que, segundo ele, são responsáveis pela retenção do trânsito além de acidentes. Pediu, ainda, que fosse analisada a implantação de faixas de desaceleração ao longo das vias marginais. O Sr. Murilo informou estar previsto o alargamento das pontes e viadutos. O Sr. Cláudio Alcântara informou trabalhar da CLDF na Comissão de Orçamento e sugeriu que a comunidade, através da ASMAV, procurasse estabelecer prioridades para garantir orçamentos em algumas rubricas importantes para as obras de melhoria no trânsito para os moradores de Águas Claras. O Sr. Antônio Marcos defendeu que não deveria existir semáforos ao longo da EPTG, assim como a eliminação de cruzamentos. Cobrou acesso direto de Águas Claras para o Guará, sem passar pela EPTG. Aproveitou para criticar os postes no meio das calçadas na cidade, atrapalhando a acessibilidade. O Sr. Aires informou que a passagem que existia ao lado da linha do metrô foi retirada por problemas com a segurança. Informou que a passagem para o Guará, pela antiga estação ferroviária está inviável e que existe projeto para duplicação e drenagem que deverá ser executado, possivelmente, no próximo ano.  O Sr. Célio  defendeu que se fizer uma parte da Interbairros até o Guará já desafogará, sobremaneira, o trânsito na EPTG.  O Sr. Aires Soares lembrou que qualquer intervenção viária depende de um estudo do impacto no trânsito nas redondezas. O Sr. Murilo Melo informou dos estudos sobre as baias provisórias ao longo das vias marginais, assim como estudos para modificar os acessos da via principal à marginal para depois do córrego, após a saída de Águas Claras ou fechar definitivamente os acessos à via marginal. O Sr. Tiago sugeriu a criação do grupo de trabalho para definir o orçamento e questionou o porquê de não liberar os corredores exclusivos, haja vista a quase inexistência de ônibus circulando por esses corredores. Sugeriu que o novo viaduto que passa próximo à faculdade Processus desaguasse o trânsito diretamente na via expressa. O Sr. Murilo lembrou que é uma política de governo privilegiar o transporte coletivo, por isso a decisão de liberar a via expressa não passa apenas pela vontade dos usuários de transporte pessoal. O projeto de reforma da EPTG levou em consideração essa política que está sendo implementada pelo governo, como exigência do Governo Federal. O Sr. Robinson informou do projeto de implantação de vans/zebrinhas para circularem internamente em Águas Claras, assim como do expresso direto para o Plano Piloto. A Sra. Ilze concorda com a liberação do corredor exclusivo para ônibus na EPTG, devido a pouca utilização pelos ônibus. Além disso, sugeriu o alargamento da entrada para a Vereda da Cruz, bem como a drenagem pluvial para evitar o alagamento do Viaduto Israel Pinheiro em dias de chuvas. Sugeriu, ainda, melhorar o atendimento por parte do metrô, ou, no mínimo liberar a faixa exclusiva aos sábados, domingos e feriados, a despeito do que acontece na EPNB. O Sr. Aires informou que a prerrogativa do DER é ordenar o trânsito de acordo com o projeto da via. Portanto, o projeto da EPTG já previa a existência das faixas exclusivas e, sendo assim, o DER não deve alterá-lo. O Sr. Graciano sugeriu fechar definitivamente o cruzamento do Viaduto Israel Pinheiro, o fim das paradas de ônibus ao logo da EPTG, transformando em estações de transbordo e a construção de mais viadutos sobre o metrô dentro de Águas Claras. O Senhor. Carlos Neto sugeriu o término das obras no Pistão Sul, ligando à Vereda da Cruz, Av. Pau Brasil e Av. Sibipiruna, além da conclusão da via que passa pelo colégio Leonardo da Vinci e o Hospital Alvorada. Defendeu a ligação da Vereda da Cruz até o Guará. O Sr. Eduardo arguiu se, com a falta de recursos por parte do GDF, não é possível uma PPP para resolver todos os problemas de infraestrutura de Águas Claras. O Sr. Murilo asseverou que esta questão é mais política do que técnica. O Sr. Marcelo Abreu inquiriu não ser possível estabelecer velocidade diferenciada em cada faixa da EPTG e sugeriu que a ASMAV elabores uma pauta específica para tratar do problema das águas pluviais. O Sr. Rinaldo Pacelli relatou que não enfrenta problemas com o trânsito haja vista usar sempre o contra fluxo, sugerindo uma pauta para tratar dos problemas com a falta de calçadas. O Sr. Bruno sugeriu eliminar todos os retornos na via do Setor Policial. Sugeriu também estudar alternativas para o cruzamento da Av. Parque com a Flamboyant. Defendeu também estabelecer faixas exclusivas na EPTG para carros com três pessoas ou mais, como forma de incentivar transporte solidário. O Sr. Aires informou que é intenção eliminar todos os semáforos ao o longo da EPTG até o início da W3 Sul. O Sr. Jair Tedesch pediu a volta da ponte ligando o Guará, sugeriu autorizar que as motos e caminhões também utilizem a faixa exclusiva para ônibus. O Sr. Amando sugeriu incentivo financeiro para quem faz transporte solidário. O Sr. Claudimar solicitou ao DER a organização das entradas e saídas dos postos de combustível ao longo da EPTG, melhorando a sinalização. O Sr. Washington sugeriu que o DETRAN faça um rigoroso controle do tráfego na saída de Águas Claras colocando mais agentes para fiscalizar e inibir os apressados e “espertinhos” que usam acostamento para ganhar tempo. Nas conclusões finais os Sr. Aires elogiou, mais uma vez a iniciativa da Associação dos Moradores em reunir a comunidade para discutir os problemas locais e se comprometeu a estudar todas as propostas apresentadas pelos moradores se dispondo a novas rodadas de reuniões. Também o Sr. Murilo Melo se colocou na mesma condição e relembrou sua situação de morador e também interessado na resolução de todos os problemas. O Sr. Robinson reiterou os elogios à iniciativa da reunião solicitando que a Administração sempre seja convidada a participar dos encontros. Encerrando os trabalhos o Sr. José Júlio se disse um pouco frustrado com o resultado imediato, pois esperava que o GDF já tivesse pronto para executar as obras necessárias e reivindicadas pela sociedade, mas muito satisfeito com a presença e participação de tantos presentes que se dispuseram a sair do conforto de suas casas para discutirem problemas inerentes a todos buscando, assim, uma cidade mais justa e humana. Agradeceu aos representantes da Secretaria de Obras, do DER e da Administração pela presença e paciência em ouvir a todos esperando que todos os problemas levantados, por sinal todos convergentes, sejam tratados com a seriedade com que o evento transcorreu. Agradeceu aos demais diretores da ASMAV presentes, assim como a pessoa do Professor Mauro Eloy , Diretor da Escola Atual que sempre se mostrou parceiro da comunidade local. Encerrado os trabalhos, eu Luiz Antônio Costa, lavrei a presente ATA.

2 comentários:

  1. Parabéns mais uma vez à ASMAV pela inciativa de trazer agentes do poder executivo com o fim de discutir e cobrar as obras necessárias ao desenvolvimento da nossa cidade.

    ResponderExcluir
  2. É isso ae, Parabéns a Asmav e Ao Sr. Júlio. Aguardamos as próximas Reuniões.
    Curtam a página da ASMAV no FACEBOOK https://www.facebook.com/ASMAVDF
    Curtam a página ACORDA ÁGUAS CLARAS https://www.facebook.com/AcordaAguasClaras

    ResponderExcluir